Pages

sábado, 5 de abril de 2014

Evocação e Invocação


                                             

       E ai povo de Jeová!  (risos, risos altos e frenéticos)
O post de hoje vai ser sobre a diferença entre invocar e evocar, que você antes achava que era tudo a mesma coisa até ler esse texto.

      Bom, Invocação basicamente significa, chamar para o interior. Invocar é chamar uma divindade para participar de um ritual no corpo de uma pessoa responsável dentro do espaço sagrado. Possessão é um conceito totalmente diferente de Invocação, pois possessão é a permanência não autorizada de uma deidade em um corpo ou material. Quando isso acontece, a deidade possui do corpo da pessoa, tendo retirado toda a liberdade e controle sobre o corpo.
      Na invocação, a deidade é "convidada" a estar no corpo do responsável, porém este tem todo o controle por ele mesmo, podendo dispersar o ser que está ali na hora que desejar. Na invocação a divindade age através de você, com a sua permissão e não forçadamente.
 The Craft
Tá, mas e ai, porque chamamos uma divindade a ficar no nosso corpo?
Na Wicca, existe o rito de Puxar a Lua/Sol, onde a sacerdotisa ou o sacerdote devidamente preparado 'puxa' a Lua (Deusa) ou o Sol (Deus) para si. Agora, o sacerdote é a divindade, e fala por ela, (textos como a Carga da Deusa, foram escritos desta maneira), age por ela (como abençoar os membros do ritual, a comida etc.) 

     Evocação significa convidar uma divindade á comparecer no ritual em matéria física ou astral, fora do corpo da pessoa. Isso permite a conversa direta da deidade e percepção de energias astrais, divinas e espirituais. Ou seja, você chama a divindade a comparecer dentro do espaço sagrado, e a se manifestar nele, mas não no corpo de outra pessoa. Nas orações, por exemplo, utilizamos uma evocação.

    Para facilitar a criação do texto, existem três passos que devem ser seguidos para escrever uma Invocação,
 1. Identificar a deidade; 
2. Afirmar a razão pela qual você precisa daquela deidade; 
3. Convidá-la à aparecer.  
Lembre-se de usar uma linguagem clara, não á necessidade de passar horas e horas fazendo uma poesia complicada, desde que você escreva de coração. Exalte as características e se preferir inclua um pouco das lendas de deidade Usemos o exemplo de uma invocação comum para Aset (Isis)

Aset Senhora do Nilo, 

Vestida de Sol e de estrelas, banhada em ouro e glória
Amante, mãe e viúva, aquela cujo o pranto enche o Nilo
Venha a mim Mãe!
Venha com teu poder, com teu prazer, com tua magia!
Erga meu véu, e permita-me atingir a plenitude do meu Ser.
Compareça neste espaço sagrado, encha-me de amor e energia
Que assim seja e se faça

                                     
Podemos identificar os três passos nessa invocação, mesmo que alguns se apresentem com menos intensidade. Você pode se basear no texto acima para criar a sua invocação.


Espero que tenham gostado do texto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo ao Bosque dos Deuses.
Se gostou do post, deseja abrir uma observação ou criticar algo, comente abaixo. Vamos adorar ler a sua opinião.