Análise do filme Valente

7:58 AM


Diferente do padrão dos outros filmes da Disney, Valente é diferenciado, e até quem não curte os filmes e animações da Disney pode gostar - e muito - de Valente. O que destaca Valente de outros filmes com certeza é a personagem, que é totalmente o contrário das outras princesas estereotipadas dos contos de fadas. 


O filme conta a história de Merida, uma contraditória princesa da Escócia celta que prefere as pontas das flechas de um arco a ponta de uma agulha de costura. Elinor, sua mãe - o modelo de coerência e comportamento de uma dama- não se conforma com o comportamento tido como desleixado ou selvagem para uma moça de família. A Rainha insiste que tenha modos, que se comporte como uma perfeita princesa para se preparar para seu casamento. 
A decisão de quem seria seu futuro marido é tramada em uma competição de tiro ao alvo quando finalmente Merida se rebela ao descobrir o vencedor e foge de casa, indo ao encontro de uma bruxa com a intenção de lançar um feitiço em sua mãe e fazê-la mudar de opinião quanto seu casamento forçado. A bruxa, vive afastada do mundo profano -que insiste ser chamada de carpinteira - e de certa forma, não é tachada como maléfica e sim como aquela que concede aos outros aquilo que procuram e que desejam. Merida pede por uma oportunidade de mudar seu destino, mas o feitiço sai diferente do imaginado e a partir desse momento a trama começa a desenrolar de uma maneira maravilhosa.

A Bruxa 'carpinteira'
Merida é uma verdadeira Ártemis, independente, que mostra que não é preciso de um príncipe encantado para mudar seu destino, ela corta o 'dama indefesa' da história e não tem medo de expor sua personalidade. Porta o arco, as flechas e a aljava, tem como protetora a ursa. Todos símbolos de Ártemis e também de sua determinação e garra. Merida é a personalidade de sua mãe, que fora escondida nas tranças e no comportamento cortês, quando elas se libertam do feitiço, Elinor também liberta sua independência escondida.
Podem ser identificados os elementos da Deusa Tríplice, A donzela Merida que busca seu destino aos pés da Anciã,a Bruxa, que lhe estende a oportunidade de entrar em consentimento com a Mãe, Elinor.
Em resumo, o filme é maravilhoso, a Disney se superou com Valente.
Espero que gostem,
Bênçãos...





You Might Also Like

0 comentários

Olá, seja bem vindo ao Bosque dos Deuses.
Se gostou do post, deseja abrir uma observação ou criticar algo, comente abaixo. Vamos adorar ler a sua opinião.

A Lua de hoje

CURRENT MOON

Subscribe